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GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA OFICINA DE ENVELHECIMENTO E GÊNERO

 

·      Objetivo:

·         DESCRIÇÃO DA OFICINA

·         O objetivo desta oficina é de possibilitar uma continuidade nas discussões sobre gênero por todo o ciclo de vida, do nascimento ao envelhecimento,  e da inclusão da perspectiva de gênero nas discussões relativas aos movimentos de idosos.

·         Trata-se de sensibilização de lideranças e militantes para a necessidade de ampliar o foco na mulher idosa tanto em movimentos de mulheres quanto em movimento de idosos.    Muito embora, segundo levantamento do IBGE, o percentual de mulheres aumente à medida que a idade avança (resultando num número expressivo de mulheres nos grupos existentes), os movimentos de idosos também não colocam em pauta questões de gênero.

·         Através de projeções de imagens de diferentes conteúdos, a OFICINA aborda as transformações das questões de enfrentadas pela mulher no decorrer de toda a vida.

·         A oficina inclui uma parte lúdica em que são apresentadas danças simbólicas e ciranda.

·         Os temas priorizados são:  Trabalho, Violência, Educação e Sexualidade.    A idéia é de que os temas passem a ser vistos como uma extensão que vai da infância à velhice, complementando uma compreensão que costuma ser parcial e dicotomizada.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A construção de uma abordagem sobre envelhecimento e gênero que seja integrada, e tenha um corte transversal nas diversidades dos movimentos.

A conscientização de que as questões relacionadas à mulher tem um ciclo de continuidade que afeta toda a sua vida, mudando de faceta à medida que avança no tempo, é um dos principais resultados imediatos que a oficina pretende alcançar.

 O INSTITUTO VIVENDO-GERUS já nasceu imprimindo uma perspectiva de gênero em suas ações.  Ao longo de sua existência tem procurado levantar questões de envelhecimento na Marcha Mundial das Mulheres, da qual participamos.  Nas caminhadas que participamos, costumamos levar uma ala de Mulheres Idosas / Mulheres Aposentadas, bem como pautamos discussão sobre mulher idosa sempre que possível.

·       Desenvolvemos os seguintes Valores: infância, puberdade, juventude, adulta e envelhecimento/experiência.

 

 

DESENVOLVIMENTO DA OFICINA:

Oficina: Envelhecimento e Gênero (entre 60 e 120min)

 

Sugerimos que a Oficina seja realizada por duas Oficineiras.

 

Entrada: Cada participante pega uma cartela com uma cor

 

1º) Início: relaxamento.  

O relaxamento pode ser uma dança circular como RED CHESTNUT.  Sugerimos alguma que tenha algum temário relacionado a gênero.

2º) Apresentação do grupo com Gestos (ou outra forma de apresentação).

3º) Apresentação das IMAGENS.

 

IMAGENS

Trabalhamos, inicialmente, apenas com a apresentação de imagens.  Nesta fase não há verbalização, para que possam aflorar as emoções que as imagens despertam.

As imagens, apresentadas através de slides ou impressas em cartolinas, devem expressar os temas da OFICINA:

Trabalho, Violência, Educação e Sexualidade.

As imagens irão apresentar situações que envolvam a mulher jovem e a mulher idosa.  Ou seja, o tema irá percorrer o ciclo da vida da mulher, mudando a forma da violência de acordo com a idade.

 

Cada tema tem uma cor. 

A cor escolhida pelo participante no início da oficina determina o tema que irá trabalhar.

 

Temas:

Separar p/grupos usando as cores (vermelho, azul, amarelo, verde)

 

COR AZUL: EDUCAÇÃO(não sexista), trabalho, sexualidade,

COR AMARELA: VIOLÊNCIA

COR VERDE: TRABALHO

COR VERMELHA: SEXUALIDADE

 

CONTEÚDO DAS IMAGENS:

Cada tema deverá conter 4 figuras.

 

1-EDUCAÇÃO: deve apresentar figuras das histórias infantis.

Sugerimos imagem de jovem princesa x bruxa má

E jovem guerreiro x velho sábio

A ideia é evidenciar o efeito da educação nas referências de gênero.  Mulher idosa é uma bruxa, homem idoso é velho sábio.

 

2 - TRABALHO: deve apresentar figuras que denunciem a discriminação do trabalho da mulher negra, a dupla jornada.

 

3 – VIOLÊNCIA: deve apresentar situações de violência da mulher, violência da mulher idosa (pode ser violência financeira, por exemplo) e violência estatal, como a questão da previdência.

 

4 – SEXUALIDADE: deve apresentar situação de lesbianismo, sexo como mercadoria e sexualidade entre dois idosos.

 

 

Depois de terem sidos impactados pela apresentação das imagens, cada grupo irá descrever as emoções que afloraram.

Cada grupo deixa escrito o que representou aquelas 4 imagens para servir de levantamento estatístico e publicação.

 

Avaliação: Cada grupo deixa escrito “o que deixa e o que leva”

(hipóteses) caso tenha 50 participantes divisão

4 grupos - 3 grupos de 12 e 01 c/14 participantes)

 

 

4º) ENCERRAMENTO: Sugestão: Minha Ciranda(Lia de Itamaracá

Minha Ciranda não é minha só

“Ela é de todos (as) nós (repete)

A melodia principal quem Guia é a primeira voz (repete)

 

Pra se dançar ciranda

Juntarmos mão com mão

Fomando uma roda

Cantando esta canção(repete) “

 

 

 

Esta oficina já foi apresentada nos seguintes locais, estando em vias de publicação dos resultados:

-No VII Encontro Fluminenses Sobre Envelhecimento e Gênero, 4 a 6 setembro de 2007;

-No Forum Social Mundial de 2009, em Belém do Pará;

-Na III Jornada do INSTITUTO VIVENDO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA TERCEIRA IDADE em 2010.

 

 

A OFICINA DE ENVELHECIMENTO E GÊNERO PODE SER UTILIZADA LIVREMENTE DESDE QUE CITADA A FONTE E SUAS AUTORAS.

 

Direitos Autorais:

MARIA JOSÉ PONCIANO SENA SILVESTRE – Instituto VIVENDO-GERUS e

ELEUTERIA AMORA – CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora



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