GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA OFICINA DE
ENVELHECIMENTO E GÊNERO
· Objetivo:
· DESCRIÇÃO DA OFICINA
· O objetivo desta oficina é de possibilitar uma continuidade nas discussões sobre gênero por todo o ciclo de vida, do nascimento ao envelhecimento, e da inclusão da perspectiva de gênero nas discussões relativas aos movimentos de idosos.
· Trata-se de sensibilização de lideranças e militantes para a necessidade de ampliar o foco na mulher idosa tanto em movimentos de mulheres quanto em movimento de idosos. Muito embora, segundo levantamento do IBGE, o percentual de mulheres aumente à medida que a idade avança (resultando num número expressivo de mulheres nos grupos existentes), os movimentos de idosos também não colocam em pauta questões de gênero.
· Através de projeções de imagens de diferentes conteúdos, a OFICINA aborda as transformações das questões de enfrentadas pela mulher no decorrer de toda a vida.
· A oficina inclui uma parte lúdica em que são apresentadas danças simbólicas e ciranda.
· Os temas priorizados são: Trabalho, Violência, Educação e Sexualidade. A idéia é de que os temas passem a ser vistos como uma extensão que vai da infância à velhice, complementando uma compreensão que costuma ser parcial e dicotomizada.
RESULTADOS ESPERADOS
A construção de uma abordagem sobre envelhecimento e gênero que seja integrada, e tenha um corte transversal nas diversidades dos movimentos.
A conscientização de que as questões relacionadas à mulher tem um ciclo de continuidade que afeta toda a sua vida, mudando de faceta à medida que avança no tempo, é um dos principais resultados imediatos que a oficina pretende alcançar.
O INSTITUTO VIVENDO-GERUS já nasceu imprimindo uma perspectiva de gênero em suas ações. Ao longo de sua existência tem procurado levantar questões de envelhecimento na Marcha Mundial das Mulheres, da qual participamos. Nas caminhadas que participamos, costumamos levar uma ala de Mulheres Idosas / Mulheres Aposentadas, bem como pautamos discussão sobre mulher idosa sempre que possível.
·
Desenvolvemos
os seguintes Valores: infância, puberdade, juventude, adulta e envelhecimento/experiência.
DESENVOLVIMENTO
DA OFICINA:
Oficina:
Envelhecimento e Gênero (entre 60 e 120min)
Sugerimos
que a Oficina seja realizada por duas Oficineiras.
Entrada:
Cada participante pega uma cartela com uma cor
1º) Início: relaxamento.
O
relaxamento pode ser uma dança circular como RED CHESTNUT. Sugerimos alguma que tenha algum temário
relacionado a gênero.
2º) Apresentação do grupo com Gestos (ou
outra forma de apresentação).
3º) Apresentação das IMAGENS.
IMAGENS
Trabalhamos,
inicialmente, apenas com a apresentação de imagens. Nesta fase não há verbalização, para que
possam aflorar as emoções que as imagens despertam.
As
imagens, apresentadas através de slides ou impressas em cartolinas, devem
expressar os temas da OFICINA:
Trabalho,
Violência, Educação e Sexualidade.
As imagens irão apresentar situações que
envolvam a mulher jovem e a mulher idosa.
Ou seja, o tema irá percorrer o ciclo da vida da mulher, mudando a forma
da violência de acordo com a idade.
Cada
tema tem uma cor.
A
cor escolhida pelo participante no início da oficina determina o tema que irá
trabalhar.
Temas:
Separar
p/grupos usando as cores (vermelho, azul, amarelo, verde)
COR
AZUL: EDUCAÇÃO(não sexista), trabalho, sexualidade,
COR
AMARELA: VIOLÊNCIA
COR
VERDE: TRABALHO
COR
VERMELHA: SEXUALIDADE
CONTEÚDO
DAS IMAGENS:
Cada
tema deverá conter 4 figuras.
1-EDUCAÇÃO:
deve apresentar figuras das histórias infantis.
Sugerimos
imagem de jovem princesa x bruxa má
E
jovem guerreiro x velho sábio
A
ideia é evidenciar o efeito da educação nas referências de gênero. Mulher idosa é uma bruxa, homem idoso é velho
sábio.
2
- TRABALHO: deve apresentar figuras que denunciem a discriminação do trabalho
da mulher negra, a dupla jornada.
3
– VIOLÊNCIA: deve apresentar situações de violência da mulher, violência da
mulher idosa (pode ser violência financeira, por exemplo) e violência estatal,
como a questão da previdência.
4
– SEXUALIDADE: deve apresentar situação de lesbianismo, sexo como mercadoria e
sexualidade entre dois idosos.
Depois
de terem sidos impactados pela apresentação das imagens, cada grupo irá
descrever as emoções que afloraram.
Cada
grupo deixa escrito o que representou aquelas 4
imagens para servir de levantamento estatístico e publicação.
Avaliação:
Cada grupo deixa escrito “o que deixa e o que leva”
(hipóteses)
caso tenha 50 participantes divisão
4 grupos - 3 grupos de 12 e 01 c/14
participantes)
4º) ENCERRAMENTO: Sugestão: Minha Ciranda(Lia
de Itamaracá
Minha
Ciranda não é minha só
“Ela é de todos (as) nós (repete)
A
melodia principal quem Guia é a primeira voz (repete)
Pra
se dançar ciranda
Juntarmos
mão com mão
Fomando uma roda
Cantando
esta canção(repete) “
Esta
oficina já foi apresentada nos seguintes locais, estando em vias de publicação
dos resultados:
-No
VII Encontro Fluminenses Sobre Envelhecimento e Gênero,
-No
Forum Social Mundial de 2009, em Belém do Pará;
-Na
III Jornada do INSTITUTO VIVENDO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA TERCEIRA IDADE
em 2010.
A OFICINA DE ENVELHECIMENTO E GÊNERO PODE SER UTILIZADA LIVREMENTE DESDE QUE CITADA A FONTE E SUAS AUTORAS.
Direitos Autorais:
MARIA JOSÉ PONCIANO SENA SILVESTRE – Instituto VIVENDO-GERUS e
ELEUTERIA AMORA – CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora