HISTÓRICO - VISÃO - MISSÃO - VALORES - OBJETIVOS - DIREÇÃO -


HISTÓRICO


RETORNE

O Instituto VIVENDO é uma entidade não governamental, fundada em 04 de julho de 1999, sem qualquer vínculo partidário ou religioso, que desenvolve ações nas áreas de interesse do idoso, contribuindo para o debate sobre a qualidade de vida no envelhecimento e o resgate da cidadania.
Deparamo-nos com o envelhecimento crescente da população brasileira, num cenário de crise econômica, desemprego, falência dos sistemas de saúde e de educação.
O despreparo do estado e da sociedade para lidar com esta nova realidade, que emerge em toda a sua complexidade, nos aponta o caminho da microorganização.
A nossa política de atendimento à terceira idade compreende uma abordagem integrada, em que priorizamos a educação, a saúde, o esporte, o lazer, a arte e a cultura, concretizando, desta forma um Desenvolvimento Integral da Terceira Idade.
Priorizamos a reeducação de sua percepção do mundo, em que temas ecológicos e atualização do conhecimento de informática atuam como link para o novo século.
Entendemos, ser este o caminho para combater a exclusão social a que o idoso foi relegado e contribuir para o restabelecimento do tão valioso ciclo da vida em que crianças, jovens, adultos e idosos tem papéis preponderantes e insubstituíveis a desempenhar.
Temos presente, em nossas atividades a questão ecológica, através de uma abordagem sistêmica da questão, baseada na formação de sociedades justas e ecologicamente equilibradas, buscando a harmonia intergeracional entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.
Nossas realizações tem mostrado que estamos trilhando o caminho correto. O retorno que temos recebido de nossas recentes realizações é o maior incentivo para continuarmos nossa jornada.

O Instituto Vivendo é credenciado ao Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso do Estado do Rio de Janeiro - FórumPNEIRJ, onde, neste mandato, foi eleito para o cargo de Coordenação.

PÚBLICO ALVO

Nosso público alvo são pessoas idosas. Admitimos no Instituto pessoas a partir de 50 anos de idade, por entendermos que, após meio século de existência o indivíduo possui bagagem e experiência suficientes para participar e interagir em atividades com os mais idosos.

VISÃO

Ser reconhecida pela sociedade brasileira como uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL de alto padrão de excelência, promovendo o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL da Terceira Idade através da harmonização do físico, do emocional e do energético.
O Instituto deverá resgatar o sentimento de respeito e dignidade daqueles que percorrem o ciclo do envelhecimento, contribuindo para gerar uma política de envelhecimento consciente e saudável, criando condições de superação das barreiras sociais.

MISSÃO

O Instituto VIVENDO tem como objeto primeiro o incentivo à formação de lideranças, à capacitação para o exercício da cidadania e reflexão crítica de pessoas idosas através do desenvolvimento de atividades de caráter educacional, cultural, científico, buscando formas integradas de atuação, de forma a reverter, no plano individual, o quadro de exclusão social a que está relegado o idoso e, no plano macro, intervir no processo de transformações sociais.

VALORES

PADRÃO DE EXCELÊNCIA-

Manter uma equipe altamente competente, compromissada com a excelência, e com a constante profissionalização e especialização.

ÉTICA-

Executar o trabalho com ALTO PADRÃO DE ÉTICA, voltado para a consistência, credibilidade e transparência .

ENTUSIASMO-

Ter sempre presente que o entusiasmo é a garantia de retornos materiais e imateriais.

PLANO DE AÇÃO

-OBJETIVOS


Valorizar a experiência do idoso e despertar seu interesse em retomar o ser produtivo nele adormecido, dentro do entendimento de que a vida produtiva não pode estar apartada deste segmento da população. Cursos de extensão, especialização e reciclagem, visando, inclusive sua reinserção no mercado de trabalho devem ser preocupações constantes. Privilegiar o exercício do pensamento e a permanente atividade como sendo o segredo da harmonia e bem-estar. Resgatar as atividade lúdico-desportivas direcionadas para a terceira idade, trabalhando dentro dos limites de cada um, independente de idade, contribuindo para o amadurecimento de sua identidade e integração enquanto pessoa. O cuidado com a saúde do idoso, possibilitando a elaboração de suas perdas através das vivências propostas, ampliação do conhecimento das transformações de seu corpo e constante reivindicações de direitos fundamentais na área de saúde, propondo alternativas às políticas públicas vigentes. Reeducar a percepção que a sociedade tem do idoso, e a dele próprio, ligando-o ao presente e ao futuro e não irremediavelmente ao passado. Criar possibilidades de vivenciar intensamente o agora, quando temos compromisso com os nossos atos e emoções do presente, sem desprezar seu passado de experiências, vivências e emoções. Envolvimento com atividades artístico-culturais, exercitando permanentemente o potencial criativo e o poder imaginativo, possibilitando a formulação e a descoberta de todos os possíveis, sempre atento ao momento histórico em que vive e antenado com as novas gerações, propiciado pelas experiências intergeracionais. Tornar presente a dimensão ecológica através de uma abordagem sistêmica da questão, baseado na formação de sociedades justas e ecologicamente equilibradas, que conservem entre si a relação de interdependência e diversidade cultural e ecológica, buscando uma harmonia intergeracional entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.

PROPOSTAS

Pretendemos, em curto prazo, implementar os seguintes serviços e projetos:

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Trabalho com socialização, organização grupal, atividades ocupacionais, educacionais, culturais e de lazer.

OFICINAS DE ARTESANATO

Resgate da cidadania, através da transmissão de conhecimento e reciclagem em atividades de lazer e terapia ocupacional,

GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

proporcionar complementação da renda através de ocupaçã o remunerada com reduzida jornada de trabalho, através de projetos como o FEIRARTE.

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

Realização de cursos e palestras abordando diversos temas tais como: Informática, Ecologia de desenvolvimento sustentável, noções de gestão financeira de recursos, relações humanas, economia doméstica, visando a constante conexão do idoso com o momento em que vive e enriquecimento do convívio humano. Priorizamos, neste tópico, a ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA e o DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DA AGENDA 21

CENTRO DE REFERÊNCIA

Manutenção de cadastro atualizado das alternativas de atendimentos disponíveis, planos, programas e projetos, para orientação e encaminhamentos de pessoas da terceira idade.

PROGRAMAS INTERGERACIONAIS

Promoção de ações integradas entre idosos, crianças, adolescentes e adultos, calcado na transmissão de conhecimentos e na troca de experiências, buscando a harmonia intergeracional, dentro de uma abordagem sistêmica da questão, em que a interdependência entre as gerações se torne uma necessidade natural.

DEFESA DAS QUESTÕES DE INTERESSE DOS IDOSOS

ESTUDOS E PESQUISAS

Apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento; Promoção de encontros, palestras e seminários específicos; Participação ou formulação em planos, projetos e programas, governamentais ou não, a serem desenvolvidos.

CONVÊNIOS DE SERVIÇOS

Estabelecimento de convênios com as alternativas de serviços, promoções culturais e atendimentos disponíveis de interesse para idosos destinadas aos sócios colaboradores da entidade.


Estas são as linhas gerais de um trabalho que deverão ser acrescidos a medida em que formos evoluindo e os grupos forem construindo outras centros de interesses.
Estes serviços serão realizados diretamente por nossa associação, através de doações de sócios, ou através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais.


COORDENAÇÃO


MARIA JOSÉ PONCIANO SENA SILVESTRE - Coordenadora Geral
Psicóloga, com pós graduação "latu-sensu" em Psico-Pedagogia (FGV), Ciências Contábeis (FGV), MBA em Finanças (IBMEC) e formação em Análise de Sistemas (UERJ).

MARIA DA GLORIA FIGUEIREDO SOUZA- Vice-Coordenadora
Socióloga-

ANTONIO SENA SILVESTRE - Coordenador de Projetos
Massoterapeuta, cursando Fisioterapia

MARIA THEREZA GOMIDE PONZI Coordenadora Técnico-Tesoureira
Assistente Social

PARAGUASSU ABRAHÃO - Coordenadora Social
Aposentada

HISTÓRICO - VISÃO - MISSÃO - VALORES - OBJETIVOS - DIREÇÃO -


INÍCIO

RETORNE