UMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES



O INSTITUTO VIVENDO esteve presente no FORUM DE ONGS sobre envelhecimento, ocorrido em Madrid de 05 a 09 de abril de 2002, e que antecedeu a II Assembléia da ONU sobre envelhecimento, ocorrida de 8 a 12 de abril.

Foi um espaço em que as ONGS trouxeram suas experiências, demandas e inquietações, um espaço que irradiou energia criativa. Foi, uma vez mais, consolidada a legitimidade que a sociedade civil tem para propor soluções. As Ongs são fóruns legítimos não só para consecução dos seus objetivos imediatos, mas, principalmente, para a construção de uma sociedade que ponha fim à cultura da indiferença, do individualismo e utilitarismo. Por vivenciarem a realidade, as Ongs têm o privilégio de poder detectar as necessidades básicas que servem de alicerce para a proposição das políticas sociais. Além do que, as Ongs, submetem-se a uma avaliação contínua de suas ações. As Ongs são legitimadas para consecussão dos objetivos, da construção de uma sociedade, para por fim à cultura da indiferença, do individualismo e utilitarismo.

Um dos principais focos do evento foi o entendimento de que é preciso evitar uma ruptura entre as gerações. As Ongs são chamadas a promover uma nova mentalidade, novos costumes, novos modo de ser, baseado na solidariedade; são chamadas para a construção de UMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES.

A constatação inicial foi a constatação, baseada nas estatísticas, que ainda estarrece a todos nós:

QUANTOS ERAM A POPULAÇÃO DE MAIS DE 60 ANOS EM 1950 E QUANTO É ESTIMADA QUE SERÁ EM 2050:

1950 = 200 milhões
2050 =2 bilhões

Os idosos já representam 20% da população mundial, com tendência de chegar a 25%, nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos supera 10%, e nas próximas décadas chegará a 20%.
E apesar deste quadro, ainda é uma população invisível para os governos, sofrem situações graves de pobreza e exclusão social, e não contam com o reconhecimento de seu peso populacional.

PODEMOS DESTACAR, COMO TENDO SIDO AS GRANDES TENDÊNCIAS DISCUTIDAS NO FORUM OS SEGUINTES TÓPICOS: